No que diz respeito à questão da propriedade privada, os cidadãos brasileiros têm buscado construir uma segurança financeira. No entanto, uma parcela considerável da população se sente frustrada ao deparar-se com a elevada carga tributária imposta pelo governo, o que muitas vezes os força a depender de programas sociais limitados, como o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Bolsa Família. Esses programas, por si só, revelam-se insuficientes para construir uma base sólida, levando algumas pessoas à incapacidade de arcar com despesas básicas.
O G1 destaca que a falta de educação e cultura tem um impacto significativo na desintegração familiar. Em ambientes com baixa escolaridade, problemas como o uso de substâncias e violência doméstica destroem os laços familiares, levando alguns membros a recorrer às drogas como uma forma de fugir dessa realidade.
Diante desses desafios, é crucial que a Secretaria de Direitos Humanos, juntamente com as prefeituras, atuem no resgate e acolhimento dos moradores de rua. Isso pode ser concretizado por meio da criação de abrigos, programas de capacitação e alfabetização, com objetivo de reintegrá-los a sociedade de forma digna. A situação dos moradores de rua reflete as desigualdades sociais e econômicas em nossa sociedade. Como comunidade, é de nossa responsabilidade promover políticas públicas eficazes e colaborar para garantir que essas pessoas tenham a oportunidade de recuperar sua cidadania.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.