Nessa conjuntura, é inegável que a herança historial do Brasil agrava o panorama hodierno. Sob esse viés, no século XX, houve um projeto de modernização das cidades conhecido como "Bota-abaixo", responsável por desalojar forçadamente milhares de brasileiros de suas habitações. Por conseguinte, aqueles que não tinham onde abrigar-se, encararam a rua como estadia. Destarte, não há dúvidas que tal realidade perpetua-se até os dias atuais, por isso, esse passado deve ser superado de modo a promover a integração dos sem-tetos ao corpo social verde e amarelo.
Ademais, indiscutivelmente, a desigualdade social atua na manutenção da problemática abordada. Nesse sentido, para o filósofo alemão Karl Marx, a desigualdade socioeconômica é passada de geração em geração, impedindo que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades ao longo da vida. De maneira idêntica, o materialismo histórico-dialético do intelectual aplica-se para analisar o drama enfrentado por moradores de rua, os quais necessitam ser inclusos à população, pois indubitavelmente, eles vêm de linhagens familiares também não integradas à sociedade. Assim, torna-se crucial que o Estado intervenha para quebrar esse ciclo.
Portanto, medidas estratégicas precisam ser tomadas. Sob esse prisma, o Governo Federal, juntamente à Secretaria Nacional de Habitação (SNH) — órgão que visa universalizar o acesso à moradia —, devem ofertar estadias gratuitas e populares para aqueles sujeitos que vivem nas ruas, por meio da concessão de terrenos ociosos. Como efeito, além da superação do legado histórico e desigualdade social que afetam negativamente o país, espera-se que os desafios para integração dos moradores de rua à sociedade brasileira dissociem-se da inércia de Newton.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 144
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 168
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.