Sob esse viés, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o preconceito contra a doença. Nesse sentido, tal inconveniente culmina em uma série de eventos resultantes da pura ignorância, como, por exemplo, a exclusão social praticada pelos familiares e conhecidos dos infectados. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre seu papel de garantir que seus cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a igualdade, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a deficiência no senso crítico da população como impulsionadora do preconceito contra a doença no Brasil. Assim como diz o neurologista italiano Mantegazza, "a ciência é o melhor instrumento para medir a nossa ignorância". Diante de tal exposto, é possível notar a presença de um efeito manada na sociedade em relação ao vírus. O povo, na maioria das vezes, não pensa por conta própria. Com isso, o senso comum acaba por ser a verdadeira fonte de informações e as pessoas temem o mínimo contato com os doentes, ignorando totalmente as únicas formas de transmissão possíveis. Apesar do avanço tecnológico, esse tipo de situação remete à década de 80, quando as ferramentas de saúde eram limitadas e os pacientes do vírus eram deixados de lado, o que demonstra inalteração na opinião pública. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a importância no combate a esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Saúde, por intermédio de campanhas e debates, desenvolva uma visão mais coerente e empática nas pessoas a fim de gerar uma redução nos casos de abandono familiar, agressões gratuitas e desemprego. Assim, se consolidará uma sociedade mais solidária, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.