Em primeiro lugar, é preciso destacar que a máquina estatal brasileira é ineficaz na educação e formação de pessoas com deficiência e na promoção da integração social desse grupo. Sobre essa questão, fica claro que o atual sistema capitalista exige que as pessoas tenham um alto nível de escolaridade para progredir profissionalmente. Com isso, falta uma boa educação nas escolas brasileiras e faltam profissionais especializados no ensino de pessoas com deficiência, dificultando a inserção desse grupo no mercado de trabalho.
Vale ressaltar também, que a exclusão dos deficientes no país apresenta um viés histórico. Nesse sentido, sabe-se que no século XIX se criou um conceito de determinismo biológico para legitimar discursos preconceituosos de inferioridade minoritária, segundo os quais o funcionamento social de um indivíduo é determinado por suas características biológicas. Pode-se assim concluir que os preconceitos associados às pessoas com deficiência têm hoje uma herança histórica/cultural, que promove a falta de sensibilização coletiva da sociedade civil para a inclusão deste grupo.
Infere-se, portanto, que o estado deve aderir a providências catalisadoras, a fim de solucionar a escassez de deficientes no mercado de trabalho e ressuscitar os direitos trabalhistas a todos no país . Para isso, a União dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios - haja Vista ser provedor de políticas públicas- Deve investir na inclusão desse grupo, Por meio de projetos que visem elaborar um ambiente trabalhista capaz de acolher portadores de deficiências com a finalidade de que toda a população tenha os mesmos direitos trabalhistas, independentemente de suas limitações.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.