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Por GuvoFe
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#123920
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo 5º, o direito à igualdade como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática, quando se observa o estigma associado ao vírus HIV na sociedade brasileira, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Sob esse viés, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o preconceito contra a doença. Nesse sentido, tal inconveniente culmina em uma série de eventos resultantes da pura ignorância, como, por exemplo, a exclusão social praticada pelos familiares e conhecidos dos infectados. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre seu papel de garantir que seus cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a igualdade, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a deficiência no senso crítico da população como impulsionadora do preconceito contra a doença no Brasil. Assim como diz o neurologista italiano Mantegazza, "a ciência é o melhor instrumento para medir a nossa ignorância". Diante de tal exposto, é possível notar a presença de um efeito manada na sociedade em relação ao vírus. O povo, na maioria das vezes, não pensa por conta própria. Com isso, o senso comum acaba por ser a verdadeira fonte de informações e as pessoas temem o mínimo contato com os doentes, ignorando totalmente as únicas formas de transmissão possíveis. Apesar do avanço tecnológico, esse tipo de situação remete à década de 80, quando as ferramentas de saúde eram limitadas e os pacientes do vírus eram deixados de lado, o que demonstra inalteração na opinião pública. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a importância no combate a esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Saúde, por intermédio de campanhas e debates, desenvolva uma visão mais coerente e empática nas pessoas a fim de gerar uma redução nos casos de abandono familiar, agressões gratuitas e desemprego. Assim, se consolidará uma sociedade mais solidária, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por GuvoFe
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#124014
@Drpdc

Agradeço pela correção, mas poderia dar mais detalhes do porquê eu tirei essa nota? A C5, por exemplo, não está bem desenvolvida? eu apresentei o agente, meio, ação, detalhamento, finalidade...
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