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Por Kat
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#115126
O vírus da imunodeficiência humana, denominado HIV, é uma temática, sobre a saúde pública global, que deve ser analisada e tratada. O aumento de sua propagação é uma problemática relacionada a diversos fatores, tais como: a precariedade da educação sexual nas escolas, bem como a desdenha das pessoas pelos exames periódicos de detecção de IST’s e a prevenção durante o ato sexual.
É preciso destacar, nesse problemático quadro, a carência de aulas educativas que concernem às relações sexuais e prevenções, como forte agravante da disseminação do vírus HIV e outras doenças. A partir desse contexto, é perceptível os impactos da educação na sociedade, o que é reforçado por Nelson Mandela em sua fala “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Desse modo, é explícito que a insuficiência de conhecimento sobre o vírus o torna “invisível” e dificultoso de combatê-lo.
Insta salientar, ademais, como a ignorância cometida pelas pessoas contra elas mesmas no quesito de se precaver durante o ato e de se inspecionar medicamente, agrava o impasse. Concordando com o poeta chileno, Pablo Neruda, "você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro de suas consequências” , esses indivíduos dos quais desprezam todo e qualquer tipo de autocuidado estarão sob efeitos de suas ações e colherão os frutos que elas proporcionam.
Infere-se, portanto, a absoluta necessidade de combater ambas enigmáticas, através, primeiramente, da ação do Ministério da Saúde de tornar os exames de IST’s obrigatórios, no mínimo, duas vezes ao ano. E, também, cabe ao Ministério da Educação adicionar uma nova matéria que trata sobre os cuidados na relação sexual, no novo ensino médio, trazendo visibilidade e conhecimento sobre o dilema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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