Avatar do usuário
Por dudasouzasr
Quantidade de postagens
#115371
Durante a Primeira República, a Constituição de 1891 proibia que analfabetos, líderes religiosos, mendigos e menores de 21 anos, participassem das eleições. Além disso, a elite oligárquica dominava o cenário político, o que dificultava a participação da população mais carente. Atualmente, com o emprego da Constituição de 1988, a participação da população na temática vem crescendo. Todavia, a população mais jovem, no quesito participação social, vem apresentando decréscimos ao longo do tempo. Segundo o filosofo Aristóteles, ser cidadão é ter uma vida política ativa.
Primordialmente, vale destacar a exclusão social de certos indivíduos por conta da marginalização dos mesmos. Destaca-se o caso das Severinas, mulheres sertanejas que, por não terem acesso aos recursos básicos para a sobrevivência, acabam sendo vistas como inativas socialmente. Desse modo, se uma sociedade não apresenta oportunidades igualitárias a todos, a mesma possui carências na sua estrutura política e social. Dessarte, acostumados com o sistema desigual ao qual são expostos, esses tornam-se alheios a dor do próximo.
Visto isso, manifestantes pacíficos que lutam pela garantia de seus direitos, são brutalmente dispersados pela ação policial, tornando a população cada vez menos participativa dentre o campo social, uma vez que, impedidos de exercerem sua democracia, acabam lutando cada vez menos pelos seus direitos. Portanto, faz-se necessário a imposição do cidadão na temática. Assim, a sociedade será menos individualista, tornando-os participativos nas lutas sociais.
Diante do exposto, é imprescindível que, o sistema educacional, juntamente ás Secretarias Estaduais, fortaleçam o ensino filosófico e social nas escolas, seja por meio de debates ou estudos científicos. Desse modo, a sociedade apresentará indivíduos mais críticos e participativos, tornando a população mais participativa. Paralelamente, o Estado em conjunto ao Ministério das Comunicações, devem propagar campanhas, através das mídias sociais, instigando a população a participar de debates e campanhas que visem a melhoria das condições humanas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
111 Exibições
por thzn
0 Respostas 
103 Exibições
por Y0z77i
0 Respostas 
96 Exibições
por emyembia
3 Respostas 
173 Exibições
por lais458
0 Respostas 
146 Exibições
por ialaa
1 Respostas 
110 Exibições
por Poliana99
0 Respostas 
366 Exibições
por gabrielasntn
1 Respostas 
54 Exibições
por qopcb
0 Respostas 
1482 Exibições
por Gleyson1238
0 Respostas 
121 Exibições
por robertabella

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM