Diante disso, urge destacar a falha legislativa como potencializadora do impasse. Nesse viés, Thomas Jefferson, estadista norte-americano, afirma que a aplicação das leis é fundamentalmente mais importante do que sua elaboração. Entretanto, nota-se tal importância sendo ignorada no cenário atual, na medida em que, mesmo com garantia constitucional, ainda há brechas legislativas, como punições, associadas às identificações dos indivíduos que praticam a pirataria digital com diversos conteúdos, como séries, cursos e demais outros produtos de mídia que são vendidos de maneira virtual. Consequentemente, tal negligência impacta gravemente nos produtores de conteúdos, causando prejuízos que, ocasionalmente, acarretam a desistência do projeto por conta da falta de lucro que se esperava obter com o material produzido. Desse modo, o Estado deve adotar, urgentemente, um novo posicionamento.
Outrossim, é igualmente necessário discutir acerca do baixo senso crítico da sociedade. Nesse sentido, Paulo Freire, educador brasileiro, defendia a educação libertadora: um ensino capaz de estimular a reflexão e, assim, libertar o indivíduo de situações delicadas. No entanto, a educação predominantemente tecnicista - em que não há estímulo da mente- abre espaço para que os indivíduos, no âmbito virtual, sejam passivos em relação aos conteúdos que consomem, pois, não avaliam que ao optar por consumir um material orginalmente pago de maneira gratuita, estão desvalorizando e prejudicando seu criador. Por conseguinte, os "piratas da internet" se aproveitam dessa vulnerabilidade do corpo social para lucrarem com o contrabando digital e prejudicarem os cidadãos que trabalharam no projeto original.
Mediante o exposto, é vital atenuar os problemas sobre os desafios para combater a pirataria digital. Com vista a isso, urge que o governo - maior entidade de poder do país- fortaleça os projetos de fiscalização e crie políticas de valorização ao criador de conteúdo, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o intuito de fortalecer a legislação e promover o material original do criador. Além disso, a mídia deve compartilhar pôsteres sobre os impactos da pirataria digital. Desse jeito, o tema deixará de ser ignorado e será valorizado, como na "teologia do traste".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada