Avatar do usuário
Por sAMMYa06
Quantidade de postagens
#118066
A constituição federal de 1988, documento jurídico de maior importância no país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente a cada cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa: "Formas de enfrentar a baixa escolaridade de brasileiros", dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em uma primeira análise, vale ressaltar a ausência de medidas governamentais que enquadram na falta desse recurso tão importante. Segundo o escritor Monteiro Lobato, um país se faz com homens e livros. Diante dessa conjuntura, é notório que para uma sociedade com mais igualdade, é necessário que haja a educação dos indivíduos. No entanto, grande parte dos brasileiros não possuem uma boa qualidade educacional, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a falta de acesso à escolas em locais de baixa renda como impulsionador da baixa escolaridade no Brasil, dificultando ainda mais na alfabetização dos cidadãos. De acordo com dados do G1, 78,6% da população não possui o ensino básico. Diante de tal exposto, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de campanhas, possa fazer instalações de escolas em locais de difícil acesso, e principalmente, promover materiais de estudos, com o intuito de levar igualdade à essas sociedades através da educação. Sendo assim, o Estado consolidará os direitos necessários aos cidadãos, a fim de enfrentar a baixa escolaridade de brasileiros para que haja um país com maior índice educacional e social, tal como afirma Monteiro Lobato.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por mundodesoph
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#118099
Boa tarde Sammy, vim levantar alguns pontos da sua redação mesmo não sendo uma profissional e sim uma mera aluna, assim como você deve ser, muito provavelmente. Vamos lá:
Introdução impecável. Mas o desenvolvimento 1 apresenta algumas falhas:
Em uma primeira análise, vale ressaltar a ausência de medidas governamentais (Quais medidas?) que enquadram na falta desse recurso tão importante (que resultam" seria muito mais adequado nesse contexto). Segundo o escritor Monteiro Lobato, um país se faz com homens e livros. Diante dessa conjuntura, é notório que para uma sociedade com mais igualdade, é necessário que haja a educação dos indivíduos (aqui tem uma repetição sem desenvolvimento de argumento algum). No entanto, grande parte dos brasileiros não possuem uma boa qualidade educacional, o que infelizmente é evidente no país.

Cuidado com a partícula "na" no D2.

Na conclusão, Agente sempre com letra maiúscula, então deveria ser "Governo". O resto está ok. Parabéns pela redação, boa sorte na sua caminhada como estudante, um abraço!
1
Avatar do usuário
Por sAMMYa06
Quantidade de postagens
#118109
mundodesoph, muito obrigada pela sua correção! Na parte do Agente, eu sempre tinha essa pequena dúvida, mas agora eu já sei. Mais uma vez, obrigada! Estava bastante ansiosa para receber a minha primeira correção por aqui! ^^
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
84 Exibições
por Fanijka
0 Respostas 
102 Exibições
por Pedrolas
0 Respostas 
82 Exibições
por Nanaa
Combate a baixa vacinação infantil no Brasil
por Casey12    - In: Outros temas
2 Respostas 
186 Exibições
por Casey12
1 Respostas 
179 Exibições
por leovet
Moradia as pessoas de baixa renda
por gleymyson    - In: Outros temas
1 Respostas 
98 Exibições
por gleymyson
0 Respostas 
127 Exibições
por Lalalay
0 Respostas 
66 Exibições
por romeumorais
0 Respostas 
90 Exibições
por rfelipeneto
Formas de combater os atentados nas escolas
por mimia16    - In: Outros temas
0 Respostas 
129 Exibições
por mimia16
desigualdade de gênero

Segundo a Constituição Federal, prom[…]

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM