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Por Raylanex
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#118605
O conceito de entropia, da Física, mensura o grau de desordem em um sistema termodinâmico. No entanto fora das ciências, no que concerne aos problemas e desafios do transporte público urbano, percebe-se a configuração de um entrópico, em virtude do caos presente na questão. Nesse contexto, no que tange à questão do transporte público urbano, percebe-se a configuração de um grave problema em virtude da falta de legislação e da má influência midiática.
Em primeiro plano, é preciso atentar para a falta de legislação presente na questão. Segundo Umberto Eco," Para ser tolerante é preciso fixar os limites do intolerável". Nesse sentido, percebe-se uma lacuna, explícit pela falta de uma legislação adequada. Assim, sem base legal, ações de remediação são impossibilitadas, o que acaba por agravar ainda mais a questão do transporte público urbano.
Em segunda análise, a má influência midiática apresenta-se como outro fator que influencia na dificuldade de efetivação do transporte público urbano. Conforme Pierre Bordieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertida em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influencia na consolidação do problema.
É fundamental, portanto, a criação de projetos de lei que contemplem a questão do transporte público urbano, pelas comissões da Câmara e do Senado, em parceria com consultas públicas. Tais consultas devem ser amplamente divulgadas nas redes sociais, para o público em geral ter acesso e se posicionar. Além disso, em tais consultas, seria viável disponibilizar para download uma cartilha em PDF que contemple as detalhes da lei proposta para que o problema do transporte público urbano não só ganhe respaldo legal, como também o faça de maneira consciente por parte da população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Felipe082
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#118606
Oi, @Raylanex. Boa redação! :)

C1 - 160. Há poucos desvios.
C2 - 200. Parabéns!
C3 - 200. Desdobre mais as informações nos parágrafos de desenvolvimento. Qual é a relação entre a frase de Umberto Eco e a falta de legislação? O que sustenta a afirmação de que existe uma lacuna legislativa? Por que essa lacuna agrava o problema? Qual é a relação entre a frase de Pierre Bordieu e a postura da mídia? De que forma a mídia influencia a consolidação do problema?
C4 - 160. O conectivo "no entanto" está inadequado na introdução, pois não há uma relação de contraste.
C5 - 120. Faltaram o meio e o detalhamento. Para destacar o meio, use expressões como "por meio de", "por intermédio de" e "mediante". O detalhamento deve seguir uma das estruturas aceitas pelo manual de correção do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html

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