A capacidade prevista no artigo não tem sido realidade no Brasil, a sociedade brasileira é indiferente a intolerância religiosa, perpetuando de forma negativa, discriminando e ridicularizando à quem segue crença diversa. A catequização de ameríndios, por exemplo, no período colonial é nada mais que o princípio da segregação da intolerância em solo nacional, caracterizado em apenas uma centralização de crença, o cristianismo na época, inibindo e subjugando todos os valores éticos e religiosos indígenas.
Sob esse viés, a laicidade ao estado é imprescindível o seu sucedimento, garantindo uma limitação equilibrada na regulamentação civil, acerca a sociedade, contudo, não será orientada em quaisquer princípios religiosos, ademais, tornando-se ilegítimo o uso da força para a imposição de crenças e cultos. Em sua obra "A Primeira Carta sobre a Tolerância", o filósofo John Locke defende que, o qual não se pode evitar é as diversidades religiosas, mas sim a tolerância negada aos que possuem crenças diferentes; conclui-se o surgimento da emancipação do estado em questão à autonomia de leis e legislações sob a religião, fomentando mais o poder de liberdade e a consciência da fé.
Para ser combatido este agravante da sociedade brasileira, é necessário que o governo federal com o ministério da cultura e da educação, sustente uma nova forma de pluralidade religiosa no país, promovendo mais visibilidade, diversidade e respeito entre seus fiéis, por meio de campanhas públicas nas redes sociais e escolas, com o intuito de desenvolver o senso crítico individual e debates, para estimularem a tolerância ao indivíduo. Em síntese, cabe não só a conscientização na totalidade, pois é imprescindível leis em vigor que identifique, denuncie e puna os praticantes desta atitude criminosa. Dessa forma, é perceptível uma melhor equidade em relação à tolerância religiosa em solo brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada