Com base nesse viés, é importante perceber que a deficiência da entrada no mercado de trabalho advém de um pensamento colonial ainda vigente na nação. Isso acontece porque há uma firma atemporal de de encarar a gestão do dinheiro público em favor da sociedade: a suposta “crise financeira” permanente que é usada para justificar a falta de investimento na Educação e a deficiência de empregos(ideia estudada pelo sociólogo Boaventura de Sousa). Nesse sentido, essa população se vê sem oportunidade quando é chegar da n a hora de vender sua mão de obra.
Ademais, convém pontuar, ainda, que tal dificuldade fica ainda mais evidente quando é reflexo da desigualdade social nacional. Sem hesitar: em um país que está entre os 10 países mais desiguais do mundo, segundo o IBGE, grande parte desse jovens não entram pela falta de condições. Na verdade, muitos desses novos adolescentes se veem na necessidade de trabalhar, entretanto pelo preconceito, pela não instrução, não possuem êxito.
Portanto, é imprescindível que o Estado proponha maiores medidas para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Para isso, é necessário que haja uma votação entre deputados-na esfera federal- e senadores para um aumento na verba orçamentária anual destinada ao investimento na geração de empregos e primeiros empregos, qualificação dos futuros e novos trabalhadores. Votação essa feita tais componentes do Congresso Nacional, pois são os responsáveis pelas alterações na Lei da Verba orçamentária anual. Afinal é chegada n a hora de a plena e grande inserção dos jovens no mercado de trabalho deixa de ser uma cena idealizada, assim como na tela romântica.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada