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Por Taina7
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Após a terceira revolução industrial, conhecida como, revolução técnico-científico-informacional ocorrida na segunda metade do século XX, surgiu e aprimorou-se diversas tecnologias e mecanismos de comunicação, destacando-se o surgimento da Internet, que revolucionou a conectividade, interação e acesso à informações em nível global.
O surgimento dessas tecnologias teve grande impacto sob a sociedade, e pode-se listar aspectos positivos e negativos. A rápida comunicação, disponibilidade de enciclopédias virtuais, acesso a informações, dispositivos com mecanismos cada vez mais avançados, são alguns pontos positivos. Todavia, a diminuição da interação social, a disseminação de informações falsas e a dependência digital, são aspectos negativos com graves consequências para os indivíduos.
Atualmente, a dependência digital é um problema social, que ocorre principalmente entre os adolescentes e jovens. O uso excessivo da Internet afeta as relações sociais, e pode ocasionar até mesmo transtornos nestes indivíduos. Uma situação semelhante a essa é retratada no documentário "O dilema das redes" que apresenta aos seus telespectadores as estratégias manipuladoras por trás das telas, para manter maiores índices de usuários "viciados".
No entanto, já existem smartphones que possuem funções de bem-estar digital, que controlam o tempo de utilização do aparelho, e oferecem mecanismos de supervisionamento aos pais ou responsáveis, para os usuários menores de idade, podendo auxiliar no uso responsável e adequado dessas tecnologias.
Sendo assim, promover palestras, compartilhar cartazes e publicações que tragam informações sobre o tema, e abordem as consequências causadas pela dependência digital, pode auxiliar no combate ao uso excessivo de tais redes e tecnologias.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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