Em primeira análise, o governo causou um grande hiato científico, sendo o principal agravante para tal problemática. Para enfatizar essa tese, pode-se citar a queda de 33% do investimento de bolsas para doutorandos, dados fornecidos pela CAPES(Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior). Dessa forma, o setor de desenvolvimento e pesquisa do Brasil se torna deficiente e, a longo prazo, empresas nacionais estarão desvalorizadas pela falta de tecnologia, contribuindo para a estagnação econômica da sociedade. Portanto, o governo deve, de imediato, priorizar a ciência e os cientistas no Brasil.
Em segunda lugar, a mídia é cúmplice desse problema ao apenas compartilhar conteúdos que geram receita, no lugar de informar a população sobre esse cenário. A neurocientista e pesquisadora brasileira de maior destaque global, Suzana Herculano-Hounzel, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, deixou o Brasil em busca de melhores oportunidades e, em sua carta de despedida, afirmou estar cansada de um ambiente que incentiva a mediocridade. Tal ambiente é promulgado pela mídia ao lançarem notícias que carecem de conteúdo informativo, visando o lucro e benefício próprio. Com isso, a mídia precisa mudar sua postura para com a disseminação de conteúdo.
Com tudo, a cerca da discussão do prejuízo do êxodo de cientistas no Brasil, urge a tomada de medidas para contornar o problema. Visando à isso, o governo deve diminuir os gastos com a agropecuária em 15% e investir nos setores de desenvolvimento e tecnologia, com ações para reter pesquisadores talentosos já existente no Brasil. Além disso, a mídia deve auxiliar o governo informando a população sobre a importância da ciência e fazendo publicidade para atrair novos cientistas. Após isso, espera-se que o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro se torne referência global.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.