Em primeira análise, verifica-se a necessidade de compreender como a educação é fundamental para incentivar e valorizar o trabalho voluntário. Diante disso, segundo o pensador, Paulo Freire, o qual transmitiu a ideia de que "a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Sob essa ótica, nota-se que o papel do sistema educacional está em primeiro plano para salientar o trabalho voluntário, em outras palavras, é preciso da educação e de pessoas para que se tenha boas ações dentro do corpo social brasileiro - sendo esta a função do voluntário.
Ademais, outro fator importante a ser salientado é a formação de cidadãos que busquem se dedicar em ajudar, isto é, se voluntariar. Desse modo, destaca-se como exemplo de tal ação, a Princesa Diana, uma figura ativista de sua época por ter participado de diversos programas em prol da sociedade. Nesse sentido, observa-se como a formação de pessoas assim é essencial não só por melhorar a qualidade de vida dos que necessitam de ajuda, mas também pela valorização daqueles que estão ajudando. Por conseguinte, haverá uma ênfase no trabalho dos voluntariados.
Portanto, em virtude dos fatos mencionados, cabe ao Ministério da educação elaborar medidas que coloquem em prática programas para mostrar a importância do trabalho voluntário. Isto é, por meio de visitas nas escolas, com atividades educativas, visando despertar nos jovens o desejo de se voluntariar também, a fim de ajudar outras pessoas e destacar essa função no âmbito nacional. Dessa forma, o Brasil terá uma comunidade de voluntários felizes assim como Michael Oher e sua família.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.