O filme "Não olhe para cima" do diretor Adam Mckay, retrata um debate midiático em torno das afirmações feitas pelos astrônomos que protagonizam a trama, onde, posteriormente, tais fatos são ridicularizados e tratados com descrença por parte dos telespectadores. Fora da ficção, é evidente a crescente manipulação midiática e a monopolização das redes sociais atualmente.
Primeiramente, é importante frisar o estimulo que o sistema jornalístico faz a tais debates. Isso porque, segundo o filósofo Habermas: "O debate é o caminho para a melhoria da qualidade de vida da população". Tal situação pode ser agravada através da revolução tecnológica e científica, dando aval para determinadas comunidades online de origem desconhecida.
Nesse sentido, embora os meios de comunicação sejam importantes para a disseminação de notícias, grande parte da mídia dita formas de comportamento e trazem à tona assuntos para serem discutidos que, muitas vezes, são usados de maneira errônea ou sem nenhum embasamento científico, resultando em crenças sustentadas unicamente por notícias falsas.
Portanto, os usuários devem buscar o senso crítico diante de tais debates e é necessário que medidas sejam tomadas para a resolução de tal problemática. Para isso, as instituições educacionais devem incentivar a criticidade dos alunos e conscientiza-los perante certas "argumentações". Ademais, a coletividade deve aprender a discernir quais assuntos e notícias são pertinentes a serem debatidos de forma saudável e recompensadora.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.