Inicialmente, ao defender os próprios interesses, as 26 coorporações da oligarquia comunicacional pecam ao não representar grupos periféricos. Por exemplo, durante anos a população LGBT é reduzida aos papéis de personagens ou representações ligadas à comédia. Neste contexto, é comun as piadas ofensivas e o discurso de ódio direcionado à esta comunidade. Este fato se mostra problemático, pois a luta pelos direitos LGBT passa ser encarada como piada por uma porção da sociedade.
Em segunda instância, a manipulação das informações tem resultados mais visíveis, quando usada em outro contexto. Tomando de exemplo o debate presidencial de 1989, promovido pela Rede Globo, protagonizado pelos candidatos à Presidêcia da República, Collor e Lula, onde a opinião pública pendeu a favor de Collor dias antes do pleito eleitoral. Todavia, a própria emissora evidenciou anos depois, que houve a tentativa de mudar a percepção pública dos presidenciaveis, cortando falas e editando-as. Nesse contexto, houve um ataque à democracia brasileira, já que este fato se mostrou como importante para a vitória de Fernando Collor.
Observando os fatos apresentados, é necessário o desmonte do monopólio midiático, extinguindo a falta de representatividade e a manipulação. Cabe portanto ao Congresso Nacional apresentar uma lei que regularize a representação de grupos sociais, além de indicar ao Ministério das Comunicações a realização de curadoria de informações, acabando com a manipulação midiática. Evitando assim, que o Brasil seja um espelho da sociedade exposta na obra 1984.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.