Com base nesse cenário, grande parte da população idosa brasileira, é oprimida, rejeitada e negligenciada por uma camada preconceituosa da sociedade que por muitas vezes são os responsáveis de zelar pelo bem-estar destes mesmos, mas que frequentemente abusam da confiança a eles depositada. Sendo assim são incontáveis os casos em que idosos são violentados das mais variadas formas por seus cuidadores, enfrentam abusos e ainda são extorquidos financeiramente por esses mesmos, que aproveitam da fragilidade e até inocência por parte do idoso.
Se compararmos a qualidade de vida do idoso brasileiro, onde em algumas famílias a vida desses não é vista como um patrimônio familiar que deve ser conservado e sim como estorvo, sendo muitas vezes isolado em um asilo ou em uma casa de repouso, aos cuidados de terceiros, muitas vezes sem o acompanhamento familiar e sofrendo maus-tratos. Com a qualidade de vida do idoso de países como a China e o Japão onde a velhice é sinônimo de sabedoria e riqueza, sendo tratados com respeito e com muito cuidado para garantir o bem-estar e a qualidade de vida desses mesmos. Veremos que o Brasil tem muito que aprender e mudar para aumentar o bem-estar e a longevidade da sua população.
Diante do exposto, e tendo em vista que o Brasil ocupa aqui 58° posição no ranking de qualidade de vida do idoso, esperado o maior desempenho do governo em relação ao bem-estar dessa parte da população. Com a união do ministério da cidadania e dos direitos humanos, cuidando para uma maior eficácia do acompanhamento domiciliar mensal ao idoso para verificação de como estão sendo feitos os cuidados desses. E o ministério da educação promovendo, desde os anos iniciais até os finais, a conscientização para o respeito e o cuidado ao idoso logo poderá ser mudada a atual situação pessoa da idosa no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.