Segundo Freud, em "Totem e Tabu", "as mais antigas e importantes proibições ligadas aos tabus são as duas leis básicas do totemismo: não matar o animal totênico e evitar relações sexuais com os membros do clã do sexo oposto". Sob essa perspectiva, muitos pais evitam você quer comentam sobre assuntos como sexualidade, porém ignorar essa questão é um dos fatores que expõe a população jovem a gestação precoce, já que a família nega qualquer preparação para o início na vida sexual.
Pesquisas da fundação abrinq apontam que a gestação precoce é uma das razões para o abandono escolar, já que os jovens recebe pouco apoio familiar escolar e dentro do ciclo de amizade para continuar os estudos. Em "Favela Vive 2", Djonga diz "as mina aqui da área nem sapato tem, a maioria de barriga cheia, quem dera fosse de comida", nesse viés é válido ressaltar que, de acordo com o site da faculdade de medicina UFMG, meninas como menores condições socioeconômicas tem cinco vezes mais chances de engravidar na adolescência do que as adolescentes mais abastadas, assim, traduzindo a realidade onde meninas menos favorecidas precisam largar seus estudos para serem mães mais cedo.
Em suma, com o fim de amenizar a questão o Ministério da Educação em conjunto com o governo brasileiro deve investir em redes de apoio nas escolas para as meninas que estão gestantes, como disponibilizar materiais e incentivarem elas a não evadir, realizando palestras sobre a importância da educação. Também a família deve assumir a responsabilidade de educar sexualmente seus filhos, juntamente com a escola que pode realizar campanhas para sensibilizar sobre a causa, assim evitará que eles passem pelas dificuldades intrínsecas à gravidez na adolescência.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada