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Por ShayShay
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A gravidez na adolescência está definida nas idades de 10 a 19 anos e, no Brasil, apesar da redução de percentual - 2018 correspondendo a 15,5% e 2020 a 14% - ainda representa números altos e alarmantes, causados principalmente pela falta de informação e pela baixa renda o que ocasiona o abandono escolar, que desafia a sociedade contemporânea a combater a questão supracitada.
Segundo Freud, em "Totem e Tabu", "as mais antigas e importantes proibições ligadas aos tabus são as duas leis básicas do totemismo: não matar o animal totênico e evitar relações sexuais com os membros do clã do sexo oposto". Sob essa perspectiva, muitos pais evitam você quer comentam sobre assuntos como sexualidade, porém ignorar essa questão é um dos fatores que expõe a população jovem a gestação precoce, já que a família nega qualquer preparação para o início na vida sexual.
Pesquisas da fundação abrinq apontam que a gestação precoce é uma das razões para o abandono escolar, já que os jovens recebe pouco apoio familiar escolar e dentro do ciclo de amizade para continuar os estudos. Em "Favela Vive 2", Djonga diz "as mina aqui da área nem sapato tem, a maioria de barriga cheia, quem dera fosse de comida", nesse viés é válido ressaltar que, de acordo com o site da faculdade de medicina UFMG, meninas como menores condições socioeconômicas tem cinco vezes mais chances de engravidar na adolescência do que as adolescentes mais abastadas, assim, traduzindo a realidade onde meninas menos favorecidas precisam largar seus estudos para serem mães mais cedo.
Em suma, com o fim de amenizar a questão o Ministério da Educação em conjunto com o governo brasileiro deve investir em redes de apoio nas escolas para as meninas que estão gestantes, como disponibilizar materiais e incentivarem elas a não evadir, realizando palestras sobre a importância da educação. Também a família deve assumir a responsabilidade de educar sexualmente seus filhos, juntamente com a escola que pode realizar campanhas para sensibilizar sobre a causa, assim evitará que eles passem pelas dificuldades intrínsecas à gravidez na adolescência.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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