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Por Thaynan
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#113562
A Constituição Federal de 1988,
documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo (6°), a garantia dos direitos sociais aos brasileiros. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado, com ênfase, na prática, quando se observa o abandono escolar e suas consequências. Diante desta perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais como principal impulsionadora dessa problemática. Nesse sentido, a falta de infraestrutura nas escolas, locomoção, desigualdade social, trabalho infantil, gravidez e a violência, são fatores que influenciam no número de infrequência escolar. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que cidadãos desfrutem dos direitos indispensáveis, como a educação e segurança, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a falta de interesse pelo conteúdo por parte dos discentes e docentes. Segundo a PNAD (pesquisa nacional por amostra a domicílios) em 2019, 7% da população entre 15 e 17 anos estão fora da escola. Diante de tal exposto, é necessário entender o motivo e assegurar a permanência dos alunos nas instituições de ensino, e ao compreender todo processo a equipe pedagógica atue de maneira mais efetiva para combater a evasão. Logo é inadmissível que este cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado, por intermédio de projetos sociais e pedagógicos consiga reduzir a taxa de abandono de modo a mudar esta realidade. Assim se consolidará uma sociedade mais inclusa, onde o Estado desemprenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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