Avatar do usuário
Por Cr95
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113375
A constituição Federal Brasileira tem como um de seus princípios fundamentais garantir a saúde e o bem-estar da nação. No entanto, infelizmente, a dependência química de milhares de brasileiros inviabiliza o pleno cumprimento da  constituição. Nesse contexto, alternativas devem ser elencadas para que seja possível realizar o enfrentamento ao uso de drogas pela população, que tem como causas o preconceito e a falta de informação.

Diante desse cenário, o combate preconceito em relação aos dependentes químicos tem papel fundamental. Para Bauman a sociedade atual vive em um momento de modernidade líquida pautada no individualismo, o que, dificulta a criação de  um sentimento empático entre pessoas de uma sociedade. Nesse sentido o preconceito observado contra dependentes químicos é resultado da falta de empatia uma vez que, não são vistos como vítimas e sim como culpados por serem doentes. Na medida que tratados como descartáveis ou irrelevantes para a comunidade, recusam ou abandonam o tratamento. Logo é preciso reverter tais percepções para que o enfrentamento seja realizado de forma conjunta por todos os agentes da sociedade.

Além disso, a disseminação de informações se faz imprescindível para combater a dependência química. Para George Orweall" a mídia controla a massa". Nesse sentido o compartilhamento de informações sobre as consequências e ricos do uso indevido de substâncias químicas, pode influenciar indivíduos situações de vulnerabilidade como pessoas com baixa escolaridade e em contato com outros usuários, a não realizarem o uso e a procurarem ajuda. Assim, quanto maior a quantidade de pessoas informadas corretamente sobre os riscos, menores serão as probabilidades de virem a se tornar usuários.

Torna-se evidente, portanto, a necessidade de encontrar alternativas para superar o  uso de substâncias químicas pelos brasileiros. Para isso o ministério da saúde no exercício de seu papel social deve realizar campanhas de conscientização através de canais diversos de comunicação, de modo a informar e combater o preconceito contra dependentes químicos despertando o sentimento de empatia nacional. Tais atitudes podem ainda contar com a inserção de aulas sobre os efeitos do uso de drogas a longo prazo nas escolas de todo o território.Talvez assim será possível honrar o que está presente na constituição Brasileira.


:D
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
83 Exibições
por FoconaMed
0 Respostas 
302 Exibições
por R4Y4N33
2 Respostas 
150 Exibições
por eunhaz
0 Respostas 
85 Exibições
por ljose
Dependência digital na sociedade brasileira
por bealoue    - In: Outros temas
0 Respostas 
102 Exibições
por bealoue
0 Respostas 
78 Exibições
por kassioeduh
0 Respostas 
106 Exibições
por Admvinicius
0 Respostas 
55 Exibições
por joaoxx
1 Respostas 
63 Exibições
por joaoxx
0 Respostas 
39 Exibições
por luizaalves

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM