Diante desse cenário, o combate preconceito em relação aos dependentes químicos tem papel fundamental. Para Bauman a sociedade atual vive em um momento de modernidade líquida pautada no individualismo, o que, dificulta a criação de um sentimento empático entre pessoas de uma sociedade. Nesse sentido o preconceito observado contra dependentes químicos é resultado da falta de empatia uma vez que, não são vistos como vítimas e sim como culpados por serem doentes. Na medida que tratados como descartáveis ou irrelevantes para a comunidade, recusam ou abandonam o tratamento. Logo é preciso reverter tais percepções para que o enfrentamento seja realizado de forma conjunta por todos os agentes da sociedade.
Além disso, a disseminação de informações se faz imprescindível para combater a dependência química. Para George Orweall" a mídia controla a massa". Nesse sentido o compartilhamento de informações sobre as consequências e ricos do uso indevido de substâncias químicas, pode influenciar indivíduos situações de vulnerabilidade como pessoas com baixa escolaridade e em contato com outros usuários, a não realizarem o uso e a procurarem ajuda. Assim, quanto maior a quantidade de pessoas informadas corretamente sobre os riscos, menores serão as probabilidades de virem a se tornar usuários.
Torna-se evidente, portanto, a necessidade de encontrar alternativas para superar o uso de substâncias químicas pelos brasileiros. Para isso o ministério da saúde no exercício de seu papel social deve realizar campanhas de conscientização através de canais diversos de comunicação, de modo a informar e combater o preconceito contra dependentes químicos despertando o sentimento de empatia nacional. Tais atitudes podem ainda contar com a inserção de aulas sobre os efeitos do uso de drogas a longo prazo nas escolas de todo o território.Talvez assim será possível honrar o que está presente na constituição Brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada