Diante disso, vale mencionar que o conhecimento viabilizado nas escolas públicas é muito inferior ao das particulares, fazendo com que os alunos destas instituições muitas vezes fiquem para trás com relação aos alunos da rede privada. Durante o ensino à distância a situação não mudou. A falta de preparo dos órgãos competentes em mitigar os efeitos gerados pela pandemia na educação fizeram com que este desnível ficasse muito mais evidente na sociedade, prejudicando aqueles que mais precisam dos serviços do governo.
Nesse aspecto, cabe ressaltar que nem todos foram atingidos por esta falha tentativa do sistema de educação. Alguns alunos das instituições públicas não tiveram aulas durante muito tempo, e não mantiveram nenhum contato com o ensino durante estes anos. Principalmente aqueles que não tem condições de acesso à internet. Prejudicando assim a sua futura vida acadêmica, social e profissional, já que o direito a educação não foi propiciado por quem caberia isto.
Sendo assim, deve-se ponderar que os efeitos causados pela pandemia somados a incompetência de alguns prejudicaram a vida de muitas pessoas nos últimos anos. Reparar os danos deixados por estes problemas demandará tempo e dedicação de quem realmente se importa com o futuro do País.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.