Primeiramente é necessário visualizar a falta de compromisso com o governo em certos estados do país, o que acaba causando uma desigualdade ainda maior entre os territórios. Segundo o filósofo Thomas Hobbes o estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Nesse contexto é possível ver que essa ideia não pode ser empregada na sociedade atual, uma vez que algumas regiões do país estão precisando de necessidades básicas para a vida e o governo não atende essas comunidades. Assim, para podermos refutar as ideias do filósofo é preciso uma manutenção governamental.
Outrossim é preciso apontar uma diferença significativa na renda per capita dos estados. Segundo dados do IBGE, a região sul, sudeste e centro-oeste do Brasil tiveram rendimentos per capita, maiores do que os estados das regiões norte e nordeste no ano de 2019. Nessa ótica é possível observar que algumas regiões do país ficam cada vez mais pobres enquanto outras ficam cada vez mais ricas aumentando assim a desigualdade entre os territórios brasileiros. Logo é inadmissível que esse cenário persista na sociedade.
Depreende-se portanto a adoção de medidas que venham a amenizar a desigualdade entre as regiões do Brasil. Dessa maneira cabe ao Governo Federal por meio de ajustes governamentais, aumentar sua atenção para certas regiões do país, atendendo suas necessidades e melhorando a condição de vida das comunidades que vivem nessas terras. Além disso cade também ao Governo Federal por meio do ministério da economia, fazer uma manutenção econômica em todos os estados do país para que a renda per capita não fique tão desnivelada entre os territórios brasileiros. Somente assim poderemos melhoras a sociedade brasileira que vive com essa temática em questão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada