Convém ressaltar, a priori, que a depressão impede o cidadão de executar plenamente seus direitos de trabalho e lazer, assim como de interagir em sociedade, pois pode deixá-lo recluso e triste. Contrário a esse prisma, segundo o filósofo Aristóteles, o ser humano é um ser social. Sob esse viés, tal transtorno mental interfere diretamente na essência do indivíduo, dificultando sua vivência em comunidade. Assim, o cotidiano do cidadão brasileiro torna-se maçante e prejudicado pelas consequências da doença.
Ademais, como há persistência dos casos de depressão no país já que a população é néscia acerca das formas de preservar a saúde mental, os indivíduos ficam mais suscetíveis a desenvolver o transtorno e não receber o tratamento adequado. No entanto, de acordo com o artigo 196 da Constituição Federal, a saúde é dever do estado e direito de todos. Tendo isso em vista, é salutar combater a desinformação a respeito da tese, para os cidadãos poderem cuidar do seu estado psíquico
Nota-se, portanto, a necessidade de reverter as consequências da depressão na vida dos brasileiros. Para tal, é dever do Ministério da Saúde, juntamente aos locutores da informação, fornecerem conhecimento sobre cuidados com a saúde mental, através de mídias sociais, palestras e visitas às residências de pessoas mais pobres com o intuito de prevenir o diagnóstico do distúrbio. Dessa forma, o “milagre previsto” na crônica de Paulo Mendes Campos ocorrerá.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada