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Por Maria7Clara
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     A Constituição Federal de 1988, assegura a todos os indivíduos o direito à vida e à segurança. Percebe-se, no entanto, que na atual conjuntura, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que diz respeito ao Etarismo. Portanto, faz-se necessário o amparo dos indivíduos que sofrem por esse preconceito, sobretudo as pessoas idosas, para assim, mitigar ações que desfavoreçam a consolidação dos direitos constitucionais.

     Em primeiro plano, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o preconceito contra pessoas por causa de sua idade. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da sociedade, entretanto, isso não ocorre no Brasil, visto que, muitos idosos enfrentam dificuldades em relação à ofertas de empregos. Dessa forma, torna-se complicada a inclusão dessas pessoas no mundo, devido o tamanho desprezo e desauxílio da população. 

     Ademais, é importante ressaltar o descaso midiático e a lacuna educacional como promotores principais do problema. Segundo o IBGE, mais de 30,2 milhões da população atual brasileira é composta por idosos. Portanto, é inadmissível que a exclusão e as poucas ofertas de emprego continuem a perdurar nesse cenário. 

Por fim, diante os desafios supramencionados, é necessária a ação conjunta do Estado e da sociedade para mitigá-los. Nesse âmbito, cabe ao poder público, na figura do Governo Federal, em parceria com a educação e o poder legislativo, por meio de campanhas e criação de leis efetivas, reeducar a população perante os princípios de boas maneiras, para acolher todas as vítimas de Etarismo, e assim, proporcionar interações harmônicas. Desse modo, certamente, a afirmação de Thomas Hobbes será vivenciada por todos que vivem no Brasil. 
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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