Diante disso, deve-se responsabilizar os colégios por esse cenário. Isso porque as escolas não ensinam aos alunos sobre a Constituição, formando estudantes e cidadãos sem consciência legislativa. Djamila Ribeiro, filósofa brasileira, defende que a informação deve ser priorizada em uma sociedade. Essa tese filosófica é concreta, porém ignorada pelas instituições escolares, haja vista que geralmente não há - por falta de professores capacitados e de planejamento curricular - uma disciplina na grade colegial que suscite discussões participativas e leituras obrigatórias dos artigos da Carta Magna. Com isso, os discentes, enquanto cidadãos, têm, muitas vezes, os seus direitos inviabilizados, afinal, eles não os conhecem, e, por isso, não conseguem defendê-los, como exigir a compra de um produto pelo preço exposto nas prateleiras do mercado, e não no sistema interno do estabelecimento - direito do consumidor. Logo, validando a ideia de Djamila, a informação deve ser prioridade.
Ademais, o governo se mostra um sustentador dessa situação problemática. Essa culpabilização é válida, uma vez que o Estado não conscientiza a população desinformada a respeito da legislação brasileira, gerando atitudes inconstitucionais por falta de conhecimento. Na música “Commander in chief”, a intérprete Demi Lovato critica a postura de representantes estatais que ignoram as necessidades da população. Nessa lógica, tal crítica é coerente, já que os governantes, pela majoritária priorização de investimento em áreas que beneficiam a elite, como a agropecuária, não criam políticas públicas que viabilizem o acesso à informação legislativa a locais distantes dos centros - meio rural. Por conseguinte, ao vir à urbe, diversos cidadãos corriqueiramente cometem crimes por ausência de instrução - atravessar a rua fora da faixa de pedestre, por exemplo -, sendo multados e até mesmo presos. Por isso, os “comandantes chefes” não podem ignorar tal situação.
Portanto, o hiato educacional e a negligência estatal devem ser combatidos. Visando a isso, o Poder Executivo, mediante parceria com o Ministério da Educação e com o Ministério da Cidadania, deve criar o plano informacional “Constituição a todos”, no qual seriam efetivadas duas ações: inserção da disciplina “Saber legislativo” - cujo conteúdo base será a Constituição - e de professores capacitados para ministrar as suas aulas nas escolas, bem como criação de campanhas informativas a respeito da legislação nos meios rurais do país. Esse projeto será viabilizado, ainda, via destinação de verbas estratégicas por ambos ministérios, assumindo a finalidade de democratizar o conhecimento constitucional no Brasil.

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 198
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 197
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 198
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.