Inicialmente, segundo o sociólogo Marcos Bagno , esse mau uso da norma culta é resultado de problemas sociais, como a falta de escolaridade, causado pela insuficiência de investimentos na educação das cidades. Nesse contexto ,alguns precisam parar de estudar para auxiliar financeiramente a família, além da realidade socioeconômica que retira prioridade da educação. Então entende-se que a falta de domínio da norma culta está altamente ligado a situação socioeconômica, fatores que geram um estigma na sociedade.
Ademais, ressalta-se a forma como o mau uso da norma culta é retratada nos meios de comunicação de forma preconceituosa, segundo o linguista Marcos Bagno, no Brasil, é comum esse tipo de preconceito, já que a cultura é voltada somente para o sudeste, esses estigmas ainda se fazem muito presente no Brasil é no mercado de trabalho e são fortalecidos pelos meios de comunicação, todos esses estigmas acabam gerando na não contratação de pessoas que não dominam a norma culta. Sendo assim torna-se relevante pensar na sangria que esse estigma se tornou no Brasil.
Com o objetivo de diminuir o preconceito linguístico no mercado de trabalho, cabe ao Ministério da Educação combater a falta de escolaridade e disponibilizar mais recursos às cidades por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Assim também cabe ao Ministério da Economia disponibilizar mais recursos financeiros para combate das desigualdades sociais por meio da criação de novos impostos como o imposto sobre grandes fortunas. Ademais cabe aos meios de comunicação combater a forma tradicional que o preconceito hoje em dia é retratado. Por fim cabe à iniciativa privada combater qualquer preconceito linguístico dentro do mercado de trabalho. Somente assim esse problema será atenuado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada