Avatar do usuário
Por Theuxx
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#94888
A urbanização e a expansão do Brasil por volta do século XVII causou o isolamento das áreas de destaque, essas acabaram não se desenvolvendo e ficando para trás na educação, por causa da falta de investimento. Essa diferença criou um problema da falta de manejo com a norma culta. Isso criou o estigma com as pessoas que não dominam as regras gramaticais, o que gera problemas, principalmente na vida profissional. Assim, mostra-se relevante pensar no preconceito linguístico na esfera profissional, uma vez que o mau uso da norma culta é uma construção social e a forma como é retratado pela mídia , configuram as maiores problemáticas desse cenário.

Inicialmente, segundo o sociólogo Marcos Bagno , esse mau uso da norma culta é resultado de problemas sociais, como a falta de escolaridade, causado pela insuficiência de investimentos na educação das cidades. Nesse contexto ,alguns precisam parar de estudar para auxiliar financeiramente a família, além da realidade socioeconômica que retira prioridade da educação. Então entende-se que a falta de domínio da norma culta está altamente ligado a situação socioeconômica, fatores que geram um estigma na sociedade.

Ademais, ressalta-se a forma como o mau uso da norma culta é retratada nos meios de comunicação de forma preconceituosa, segundo o linguista Marcos Bagno, no Brasil, é comum esse tipo de preconceito, já que a cultura é voltada somente para o sudeste, esses estigmas ainda se fazem muito presente no Brasil é no mercado de trabalho e são fortalecidos pelos meios de comunicação, todos esses estigmas acabam gerando na não contratação de pessoas que não dominam a norma culta. Sendo assim torna-se relevante pensar na sangria que esse estigma se tornou no Brasil.

Com o objetivo de diminuir o preconceito linguístico no mercado de trabalho, cabe ao Ministério da Educação combater a falta de escolaridade e disponibilizar mais recursos às cidades por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Assim também cabe ao Ministério da Economia disponibilizar mais recursos financeiros para combate das desigualdades sociais por meio da criação de novos impostos como o imposto sobre grandes fortunas. Ademais cabe aos meios de comunicação combater a forma tradicional que o preconceito hoje em dia é retratado. Por fim cabe à iniciativa privada combater qualquer preconceito linguístico dentro do mercado de trabalho. Somente assim esse problema será atenuado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
79 Exibições
por najulhia5
0 Respostas 
144 Exibições
por Ena
2 Respostas 
159 Exibições
por Vitorialsx
0 Respostas 
105 Exibições
por Elizama08
0 Respostas 
76 Exibições
por stevnwz
0 Respostas 
88 Exibições
por gouh
1 Respostas 
298 Exibições
por ViniSenna
2 Respostas 
168 Exibições
por Monicxc
0 Respostas 
74 Exibições
por layane46633
0 Respostas 
62 Exibições
por layane46633

No que concerne à acessibilidade e inclus&a[…]

A sociedade brasileira, embora seja um exemplo em […]

Gente por favor alguém corrige precisa pra […]

O filósofo Thomas More, em sua obra &qu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM