Em primeiro lugar, é importante destacar como a sociedade possui preconceito pelas diferenças, não visa que todos possam ter suas próprias características, visto que impõe um padrão e está determinada para que todos o sigam. Nesse sentido, é lícito referir-se ao livro “A seleção”, de Kiera Cass, no qual se passa um concurso de “beleza” entre mulheres, para casar-se com um príncipe, o que gera uma rivalidade feminina. O poder de votação era determinado pela forma como a sociedade enxergava as participantes, ou seja, pelo padrão exigido por ela. Com essa análise, fica claro, pois, que nosso corpo social trata a busca por padrões de forma exagerada, ferindo a dignidade da população.
Em segundo lugar, ressalta-se o poder de manipulação das mídias, gerando informações sobre regimes alimentares bem agressivos, o que fomenta a consequência de ser fora de um padrão. Contudo, é factível abordar o documentário da atriz Anahí, que passou pelo estereótipo de que todos com um corpo de estrutura magra sofriam de anorexia, o que ocasionou na atriz um transtorno de uma anorexia nervosa. Ela aborda a influência dos sites disponíveis na internet, e como isso se torna perigoso para as pessoas que já sofrem com a busca de um corpo perfeito e um rosto perfeito. Dessa forma, é notório que os indivíduos com acesso a esses sites estejam sendo influenciados.
Destarte, medidas são necessárias para resolver os problemas discutidos. Isto posto, cabe à escola, forte ferramenta de formação de opinião, realizar com os alunos rodas de conversas, junto a um psicólogo e um nutricionista, sobre a importância de aceitar-se e como cuidar do corpo de forma segura e saudável. Cabe também às propagandas ressaltar a diversidade existente entre homens e mulheres, sem a cobrança de um ideal estético. Espera-se, com essas medidas, que as consequências sejam paulatinamente erradicadas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada