Primordialmente, é imprescindível destacar a pressão psicológica sofrida pelos indivíduos na busca pela padronização estética. Referente à isso, dados da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) apontam que o Brasil é o país que faz mais procedimentos estéticos no mundo, registrando 87.879 em 2020. Nesse sentido, nota-se que a busca pela idealização do belo cresce gradualmente. Por conseguinte, as pessoas se sentem pressionadas a alcançar a definição imposta de beleza, para se encaixar numa sociedade alienada pela cultura da perfeição.
Ademais, é imperioso pontuar a influência da mídia – instrumento de ampla abrangência – como agravante da problemática. Consoante a isso, o compositor e cantor Park Jimin retrata em "Filter" que, a partir da superficialidade das redes sociais, as vidas são moldadas. Sob essa ótica, a realidade superficial dos influenciadores digitais são filtradas para visualização em um conceito de perfeição. Dessa forma, a população esquece do que é real e passa a almejar um padrão inexistente.
Dessarte, é fundamental a criação de alternativas para amenizar o impasse citado. Para isso, os interlocutores da informação, como noticiários televisivos e canais da imprensa em outras plataformas, devem promover a relevância das consequências da busca pela beleza idealizada, por meio de vídeos e debates com psicólogos, a fim de reduzir a alienação da população por padrões irreais, esclarecendo seu efeito na saúde física-mental. Somente assim, os desafios para o combate à pressão estética serão intermediados na contemporaniedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.