Primeiramente, é necessário destacar a ausência estatal fomentando o problema.Segundo o escritor Gilberto Dimenstein a Constituição do país verde - amarelo é perfeita no papel, contudo não se aplica na prática.Nessa perspectiva, o direito ao saneamento básico não é assegurado na realidade.Diante disso, muitos brasileiros vivem em situações precárias, como lugares inadequados para o lixo, falta de encanamento, coleta e tratamento de esgoto inadequados,que acabam levando para rios ou até mesmo nas ruas.Então, enquanto o descaso existir, a escassa infraestrutura da saúde irá persistir.
Ademais, é importante salientar a pouca conscientização dos cidadãos.Em um dos filmes da Turma da Mônica, a turminha busca maneiras de como manter a cidade mais limpa, conscientizada e além disso, derrotar o capitão Feio (vilão propagador da sujeira).Fora da ficção, o Capitão Feio, seria a retratação da sociedade que mantém essa problemática ao jogar o lixo em terrenos baldios e nas ruas.Dessa forma, será difícil combater o empecilho, já que não há colaboração coletiva.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o imbróglio.O Estado - órgão responsável por garantir o dever de todos os cidadãos - deve investir em infraestrutura para finalizar obras com atraso e começar novas por meio do dinheiro público de impostos, a fim de mitigar os males trazidos pelo problema durante anos, levando dignidade humana as pessoas que terão um tratamento de esgoto adequado, água tratada e lixo recolhido.Outrossim, o Ministério da Educação deve levar campanhas e palestras ás escolas , conscientizando as crianças sobre esse tipo de problema, para que as mesmas possam incentivar seus pais e orientá-los sobre o assunto, com a finalidade de levar o conhecimento a todos.Dessa maneira, apenas assim será possível cumprir o que prevê a carta Magna.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada