Avatar do usuário
Por Larissans
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#71138
No processo de colonização do Brasil, o Rio de Janeiro foi a capital da colônia, atraindo para essa região infraestrutura e oportunidades de trabalho. Junto a isso, a exploração do ouro, minério de ferro e a pecuária em Minas Gerais, foi um fator decisivo para a atuação do estado no atual PIB - Produto Interno Bruto - nacional. Esses fatores fazem com que exista uma diferença discrepante no desenvolvimento das regiões do Brasil, sendo o Sul e o Sudeste mais desenvolvidos. Tal desigualdade se desdobra em diversos prejuízos, como o preconceito e a miséria.
Certamente, diante do contexto histórico, no Brasil existe uma ruína que separa desenvolvidos e não desenvolvidos. Segundo o filósofo contratualista Thomas Hobbes, existe um contrato social no qual os indivíduos fazem com o Estado, inserto nesse contrato está o dever do Estado de assegurar as garantias constitucionais. No entanto, ao existir miséria enquanto existe abundância é um rompimento desse acordo. Logo, a desigualdade regional não está velando com os direitos dos cidadãos que vivem nessas áreas mais afetadas e sofrem com os impactos de tal situação.
Por um lado, o crescimento exponencial de empresas ao Sudeste, por outro, famílias ao nordeste sem ter o que comer. Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -, em 2012 a participação do Sudeste no PIB nacional foi o maior, com 55,2%. Somado a isso, um levantamento estatístico do FECOP - Fundo Estadual de Combate à Pobreza - aponta que a região Nordeste apresenta um valor proporcional a 47,9% da concentração da pobreza no Brasil. Tal análise permite a percepção da diferença socioeconômica entre as regiões do Brasil. Naturalmente, o rico fica mais rico e o pobre fica mais pobre.
Com a apresentação dos dados e do contexto histórico, é possível entender o desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil. No entanto, desafio não é sinônimo de impossibilidade. Assim, o Estado deve cumprir com o contrato social proposto por Hobbes. Por meio do incentivo à implantação de empresas nas zonas mais pobres do país, a fim de que surjam maiores oportunidades de empregos, e com isso, faça o capital girar nessas áreas, contribuindo com a participação dessas regiões no PIB nacional. Além disso, a mídia tem um importantíssimo papel na disseminação de informações, divulgando campanhas feitas por ONGs com o intuito de arrecadar doações. Dessa forma, ocorrerá a diminuição da diferença econômica entre os territórios nacionais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
186 Exibições
por Fortunato
4 Respostas 
656 Exibições
por Caiunao
2 Respostas 
188 Exibições
por EllenAdNaCo
0 Respostas 
148 Exibições
por DudaG
0 Respostas 
89 Exibições
por Camilly08
0 Respostas 
116 Exibições
por MarcyFrey
0 Respostas 
100 Exibições
por Gabrielluc1
0 Respostas 
83 Exibições
por kallmartins
3 Respostas 
231 Exibições
por JPCR167
3 Respostas 
192 Exibições
por Samara102006

Olá KaioP366 ! Li o seu texto e vou mostra[…]

Já dizia Sun Tzu "Se você n&[…]

Ana Hickmann ,Luana Piovani e Gleici Damasceno.Div[…]

Um levantamento feito no Brasil pelo Futuro da Sa&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM