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Por Pegoraro
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Ao se discorrer sobre o trabalho escravo no Brasil: caminhos para a superação, é importante analisar alguns aspectos relacionados a essa temática. Nesse contexto, destaca-se a importância de combater as práticas degradantes e exaustivas de trabalho ao qual violam a lei que refere-se a dignidade da pessoa humana.

Inicialmente, deve-se destacar as práticas exaustivas e insalubres que muitos trabalhadores são obrigados a operar, práticas estás semelhantes ao modelo escravista imposto pelos barões do café e senhores de engenho no ciclo do açúcar. Desse modo, percebe-se a violação de direitos fundamentais do ser humano, obrigando-os a trabalharem de forma excessiva e forçada para o bem exclusivo do patrão.

Ademais, vale ressaltar que diversas empresas consideram seus funcionários como objetos, fazendo com que eles não tenham descanso merecido e os utilizam como moeda de troca para futuras aquisições. Práticas ilegais de acordo com a Constituição Federal vigente, porém comum no cotidiano empresarial. Nesse sentido, nota-se a dificuldade e o sofrimento que muitos trabalhadores enfrentam em sua jornadas de trabalho, se colocando em situações vexatórias para proporcionar sustento a sua família.

Portanto, o trabalho escravo no Brasil atual: caminhos para a superação, é assunto de interesse comum para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Segundo Confúcio "não corrigir as falhas é o mesmo que cometer novos erros", urge o Governo em conjunto com o Ministério do Trabalho fiscalizar as instituições a respeito das condições de trabalho, a mídia também desempenha papel fundamental através de denúncias tornando peça fundamental para a diminuição deste problema nacional. Afinal, o Estado democrático tem como princípio o respeito da dignidade da pessoa humana.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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