A primeira questão é a pandemia, a qual fez vários países, tal como o Brasil, adorarem medidas de isolamento. Desse modo, mercados, shoppings e centros comerciais mantiveram-se fechados. Em circunstâncias sem a tecnologia atual, isso significaria uma parada total no comércio, ou seja, a criação e investimento em lojas ou empresas virtuais foram uma alternativa para os comerciantes. Isso é observado por meio do mapeamento feito pelo PayPal Brasil e a BigData Corp. em que mostra um crescimento de 40,7% ao ano em 2020 enquanto em 2019 era somente cerca de 37%.
Outro ponto é a abrangência do comércio virtual em permitir um maior contato com o consumidor, tal como facilitar a divulgação para os pequenos comerciantes. Por se tratar de um espaço vinculado a internet, não se têm a limitação da venda ocorrer somente em certa região em função da loja física. Exemplos são o Mercado livre e Peixe Urbano, mas também redes sociais como Facebook e Instagram têm funcionalidades para ofertas de produtos. Isso permite o crescimento de negociantes além de consumidores.
Tais questões evidenciam o crescimento dos negócios virtuais o que mantém a economia do país ativa e deve-se ajudar a ter esse crescimento. Certa ação a ser realizada é o Ministério da Educação junto com instituições de ensino público como universidades criarem pequenos cursos gratuitos ensinando administração de lojas ou empresas virtuais por meio da utilização ou criação de plataformas e sites para a divulgação dos serviços. Essa medida tem a finalidade de incentivar a economia.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.