O álcool faz parte da fundação do Brasil, tanto pelo consumo cultural dos nativos e com a grande importância no ciclo da cana-de-açúcar, onde parte da produção era destinada para a fabricação de destilados. Visto que na atualidade não seria diferente, segundo a (OMS) o consumo anual de bebidas alcoólicas por brasileiro é de 6,2L por ano, e vêm aumentando. Mostrando claramente a presença do álcool nos ‘’volantes’’ e exemplificando a irresponsabilidade.
Segundo a (PVFRPDC) o número de adultos que dirige após ingestão de bebida alcoólica aumentou 16% em todo o país entre 2011 e 2017. No entanto, em 19 de junho de 2008, foi implementada a Lei nº 11.705, vulga lei seca, factuando repetidamente a leviandade dos motoristas nacionais, e se amparando na fragilidade da aplicação da lei, sendo na branda pena e na atípica fiscalização.
Sendo inegável que o Brasil necessita de leis mais ríspidas como a lei seca, porém, os brasileiros ainda não se conscientizaram da legitimidade da própria, utilizando de subterfúgios, o típico “jeitinho brasileiro” pondo em risco suas próprias vidas e as dos demais. Além do mais, é constante a repetição do termo. Conforme o estudo do sociólogo Roberto da Matta, que afirma que os brasileiros sempre buscam culpar outras pessoas por seus erros, e criar um senso comum contrário a suas desavenças, neste caso a lei.
Em virtude dos fatos, o Ministério da Educação junto com canais de prevalência infantil, deveriam conscientizar as crianças que representam a nação futura, sobre os risco do consumo de álcool adjunto da guia de veículos, sendo por uma criação de uma matéria no currículo obrigatório, e pela difusão de programas e desenhos animados que representam bons hábitos, e seguimento das leis. Que como já dizia o filósofo Pitágoras, “Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada