Por isafbassani
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O uso do tabaco está presente na história da sociedade desde o século XV, tendo sido, ao longo do tempo, utilizado de diversas formas e por inúmeras idades. De forma análoga, o aumento da prática do fumo entre os jovens resulta em diversos fatores negativos, como poluição e doenças. Sob esse aspecto, convém analisarmos as principais causas, consequências e possível medida para atenuar esse impasse no Brasil.
Inicialmente, é possível destacar a influência de amigos e conhecidos próximos como uma motivação para essa prática. Em um episódio da série norte-americana "Todo mundo odeia o Chris", o protagonista usa um cigarro atrás da orelha como forma de parecer "descolado" com intenção de entrar em círculos sociais. Isso ocorre já que fumar é visto como um ato de popularidade entre os jovens, e consequentemente, é a causa de um vício ao longo dos anos.
Além disso, é viável destacar que a inalação de substâncias tóxicas colabora para um arriscado legado de problemas respiratórios. Pablo Neruda, intelectual chileno, sintetiza a problemática da seguinte forma: "você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências". Diante disso, é relevante anunciar que o tabaco é a principal causa do câncer de pulmão, entretanto, as consequências não permanecem aprisionadas somente no tabagista, mas também nos indivíduos ao redor que são considerados fumantes-passivos.
Portanto, para que a problemática deixe de existir no contexto atual, é necessário uma ação urgente das autoridades competentes. Logo, o Ministério da Saúde, juntamente com o apoio de escolas públicas e privadas, por meio de campanhas informativas, deve alertar os jovens sobre os problemas causados pelo uso do tabaco. Nesse sentido, o feito de tal medida é a conscientização e diminuição do uso entre jovens brasileiros.


Obrigada por corrigir a minha redação :)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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