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Por Tullio
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Na música "Pangéia", de Fábio Brazza - cantor e compositor de rap nacional -, é dito que "(...) E ao invés de aumentarem as mesas, resolveram aumentar as grades", realizando uma alusão à infraestrutura das escolas brasileiras que se encontram estagnadas e, infelizmente, ao contrário do âmbito escolar, as prisões brasileiras estão cada vez maiores, assim como seus prisioneiros.

Segundo a revista eletrônica "Consultor Jurídico", o Brasil alcançou, em 2017, a terceira posição no ranking de países com a maior população carcerária do mundo, alcançando a marca de mais de 725 mil presos. Ademais, de acordo com a mesma revista, 64% dos detentos são de coloração negra, que corrobora ainda mais com a superlotação do sistema carcerário, haja vista o racismo estrutural vivenciado na sociedade brasileira.

Outro ponto relevante é que nenhum indivíduo nasce criminoso. Segundo John Locke, e sua teoria da "Tábula Rasa", todo homem nasce como uma folha em branco e, ao passar dos anos, a sociedade e os responsáveis moldam o indivíduo para se tornar um cidadão, validando ainda mais a teoria que o Brasil, além de um país racista, também é um país com graves problemas educacionais, atenuando diariamente o problema de superlotação carcerária

Em virtude dos fatos mencionados, os impasses devem ser resolvidos. Para isso, o Ministério da Justiça, juntamente com o Ministério da Educação e com o financiamento do Ministério da Fazenda, deve promover um sistema educacional dentro dos presídios voltados para o vestibular, com a finalidade de estimular o interesse dos detentos a respeito de seus futuros. Além do mais o sistema carcerário se tornará voltado à reabilitação dos indivíduos, e não a punição. E, somente assim, voltaremos a aumentar as mesas ao invés das grades, e o Brasil se tornará um país mais justo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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