No ano de 2019, conhecemos a Covid – 19, onde a mesma não demorou a se instalar no país após o carnaval, podemos notar que a maioria dos profissionais de saúdes infectados foram mulheres, as enfermeiras para ser mais exato,profissão essa de primeiro contato com os pacientes infectados,vale ressaltar que muitas delas abdicaram de umas famílias,vidas e saúde mental para estarem salvando vidas. No Brasil ainda podemos notar uma certa diferença na área da saúde entre homens e mulheres como exemplo a diferença de salários, o reconhecimento em pesquisas e o respeito pela própria população.
Em contra partida a primeira pessoa a conseguir sequenciar o genoma do covid foi uma Biomédica brasileira, onde a mesma obteve reconhecimento em universidades renomadas fora do país mostrando uma grande contribuição ao combate da pandemia, graças a esse trabalho em conjunto hoje temos vacinas eficazes contra a doença, assim diminuindo consideravelmente as taxas de mortes e internações.
Assim concluímos que a mulher tem um papel fundamental na área da saúde, mesmo com todas as dificuldades encontradas na nossa sociedade atual. Algumas soluções viáveis seriam implementar no ensino fundamental e médio matérias voltadas para área da saúde básica , leis que não permitam um homens e mulheres com mesmo nível de formação ganhem salários diferentes e incentivo a pesquisadoras que a cada ano podemos notar uma diminuição notável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.