Em primeira análise, é fato que o pensamento chauvinista é um empecilho para a recognição das profissionais na saúde nacional. Conforme Émile Durkheim, — sociólogo francês — o fato social é a maneira coletiva de pensar, ou seja, o pensamento social influencia nos pontos de vista dos indivíduos. Nesse contexto, o raciocínio patriarcal — a ideia de que mulheres são inferiores aos homens — afeta as noções sobre a colaboração das mulheres na ciência, uma vez que essas são muitas vezes desvalorizadas e seus trabalhos não são reconhecidos por serem mulheres. Logo, é necessário uma mudança na ideologia social sobre essas cientistas para a percepção de sua relevância. no sistema de saúde brasileiro.
Além disso, nota-se a falha no sistema de educação brasileiro no que tange a valorização das cientistas. No livro "O Ateneu", o autor Raul Pompeia defende que a escola é um microcosmo social, ou seja, tudo que há na sociedade reflete na escola. Nessa perspectiva, as escolas, espelhos da população, carecem de um ensino que dê fala a mulheres do meio científico, uma vez que não as citam e nem os feitos das grandes cientistas, como no caso de Marie Curie, por exemplo. Assim, é preciso efetivação de um sistema educacional mais incluso e justo.
Portanto, infere-se que o sistema de ensino e a mentalidade misógina devem ser solucionados para que haja reconhecimento das cientistas na saúde brasileira. Para tanto, é necessário que o Ministério da Educação, através da modificação da Base Educacional Comum Curricular, crie novas aulas, pautadas no desenvolvimento crítico desses alunos e na valorização dessas cientistas. Isso se daria com o propósito da superação da noção de menor importância de tal grupo. Além disso, deve haver a conscientização populacional à cerca do problema, por parte do Estado. Assim, o Brasil se afastará da realidade televisiva e poderá superar a falta de reconhecimento das cientistas brasileiras na saúde.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.