Avatar do usuário
Por baja
Quantidade de postagens
#120639
O filme "Radioativo", narra a vida da cientista Marie Curie — conhecida como mãe da radiação — e os obstáculos enfrentadas por ela enquanto uma mulher no meio científico. Assim como no filme, a contribuição das mulheres na ciência da saúde é pouco notada no Brasil, uma vez que a falta de reconhecimento dessas profissionais tem se tornado cada vez maior. Dessa forma, é evidente que tal entrave precisa ser solucionados via combate das suas principais causas: a mentalidade misógina na sociedade e a base educacional lacunar.
Em primeira análise, é fato que o pensamento chauvinista é um empecilho para a recognição das profissionais na saúde nacional. Conforme Émile Durkheim, — sociólogo francês — o fato social é a maneira coletiva de pensar, ou seja, o pensamento social influencia nos pontos de vista dos indivíduos. Nesse contexto, o raciocínio patriarcal — a ideia de que mulheres são inferiores aos homens — afeta as noções sobre a colaboração das mulheres na ciência, uma vez que essas são muitas vezes desvalorizadas e seus trabalhos não são reconhecidos por serem mulheres. Logo, é necessário uma mudança na ideologia social sobre essas cientistas para a percepção de sua relevância. no sistema de saúde brasileiro.
Além disso, nota-se a falha no sistema de educação brasileiro no que tange a valorização das cientistas. No livro "O Ateneu", o autor Raul Pompeia defende que a escola é um microcosmo social, ou seja, tudo que há na sociedade reflete na escola. Nessa perspectiva, as escolas, espelhos da população, carecem de um ensino que dê fala a mulheres do meio científico, uma vez que não as citam e nem os feitos das grandes cientistas, como no caso de Marie Curie, por exemplo. Assim, é preciso efetivação de um sistema educacional mais incluso e justo.
Portanto, infere-se que o sistema de ensino e a mentalidade misógina devem ser solucionados para que haja reconhecimento das cientistas na saúde brasileira. Para tanto, é necessário que o Ministério da Educação, através da modificação da Base Educacional Comum Curricular, crie novas aulas, pautadas no desenvolvimento crítico desses alunos e na valorização dessas cientistas. Isso se daria com o propósito da superação da noção de menor importância de tal grupo. Além disso, deve haver a conscientização populacional à cerca do problema, por parte do Estado. Assim, o Brasil se afastará da realidade televisiva e poderá superar a falta de reconhecimento das cientistas brasileiras na saúde.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
150 Exibições
por stitch12
0 Respostas 
137 Exibições
por Babidi
5 Respostas 
299 Exibições
por Evely190301
0 Respostas 
125 Exibições
por Original
0 Respostas 
101 Exibições
por rafaella03
5 Respostas 
536 Exibições
por pio10
0 Respostas 
82 Exibições
por lemuelevi
2 Respostas 
174 Exibições
por Peverton
0 Respostas 
317 Exibições
por joycekelly88
0 Respostas 
85 Exibições
por Emillycostav
desigualdade de gênero

Segundo a Constituição Federal, prom[…]

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM