No Brasil, cerca de 30% de mulheres compõem o mundo acadêmico, segundo dados da UNESCO. Esse fato torna-se uma problemática quando, como mostra a BBC, o percentual feminino em universidades, superando o masculino, não segue a proporcionalidade relativa à mulheres compondo o universo acadêmico que, seguindo essa lógica, também deveria ser superar a quantidade de homens. Como consequência, ideias ultrapassadas que superiorizem a inteligência do homem em relação a da mulher difundem-se na sociedade brasileira. Assim, é necessário trazer politicas públicas que facilitem a presença feminina em pesquisas científicas e diminuam essas ideias retrógradas.
Ademais, é precário o fato que que, como mostra a BBC, dos ganhadores do Prêmio Nobel em ciências, apenas 6% são mulheres. Essa problemática mostra a necessidade de melhora que ainda há de ser feita nesse quesito - notoriamente representado por Suzana - que, se não revista pelos sistemas de ensino, levarão novamente a retrógrada visão supremacista masculina que o governo brasileiro deve buscar combater.
Assim, a participação do Governo Federal como agente facilitador da entrada de mais mulheres em universidade, promovendo bolsas de estudo e cotas em parceria com a própria unversidade, buscar trazer cada vez mais a população feminina para o universo acadêmico. Isso deve ser realizado por meio de leis que punirão instituições de ensino que não completarem a devida quantidade de mulheres necessárias, tornando o exemplo de Suzana um fator motivador para todas as mulheres do Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada