
"Pode parecer assustador, mas as evidências científicas indicam que se não forem tomadas medidas drásticas nos próximos dez anos, podemos enfrentar um dano irreversível do mundo natural e o colapso de nossas sociedades." O célebre naturalista britânico David Attenborough resumiu assim as ameaças decorrentes do aquecimento global em um recente documentário da BBC, Mudança Climática: os Fatos.
As mudanças climáticas estão em "tempo real diante de nossos olhos", afirma Michael Mann, professor da Universidade Estadual da Pensilvânia e um dos cientistas do clima mais respeitados do mundo. Mann cita como exemplos desta realidade dos nossos tempos a intensificação das chuvas, uma maior frequência de furacões e ondas de calor devastadoras.
O que são mudanças climáticas?
"O termo mudança climática é mais amplo do que aquecimento global, que se refere apenas ao aumento da temperatura. O que se chama de mudanças climáticas inclui temperatura, intensidade das chuvas e eventos climáticos extremos, como furacões e ondas de calor. [...] Não há mais dúvida de que essas mudanças são devidas em grande parte à atividade humana, especificamente à emissão na atmosfera de grandes quantidades de gases do efeito estufa, como CO² e metano.", diz o professor.
Fonte: www.bbc.com/portuguese/geral-50019998 - Acesso em 03/10/2021 - 11:42
Texto II

Fonte: www.iberdrola.com/meio-ambiente/consequencias-das-mudancas-climaticas
Texto III
Como as mudanças climáticas afetam a economia?
A intensificação do aquecimento global pode trazer graves prejuízos à produtividade agrícola, gerando inflação de produtos alimentícios, como ocorreu com o aumento do valor do café por causa das secas e geadas ocorridas em 2021. A maior probabilidade de eventos climáticos extremos dificulta o planejamento dos plantios baseado em previsões meteorológicas, diminuindo a produtividade das lavouras e prejudicando as colheitas.
Fenômenos naturais localizados podem gerar efeitos econômicos negativos em escala global, de modo que o que acontece no Brasil venha a prejudicar o poder de compra de pessoas em outros países. Como o planeta é um imenso sistema interconectado, de maneira que o funcionamento da economia depende da manutenção do equilíbrio climático, uma pequena mudança gera efeito dominó com consequências graves a curto, médio e longo prazo.
“Especificamente em termos de consumo, o principal impacto negativo é o aumento de preços generalizados. A percepção mais forte vem dos alimentos in natura, por conta de colheitas prejudicadas por enchentes, geadas e ou estiagens, que também afetam a produção de diferentes tipos de matérias primas, tornando assim o processo produtivo mais caro”, comenta Suely Salgueiro, doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB) e professora dos cursos de Economia Ecológica e Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Fonte: www.opovo.com.br/noticias/economia/2021/08/27/como-as-mudancas-climaticas-afetam-a-economia.html - Acesso em 03/10/2021 - 11:46
Texto IV

Proposta de produção textual - Modelo ENEM
Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo da sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo (8-30 linhas) em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema "Os desafios para a atenuação dos efeitos das mudanças climáticas mundiais no Brasil", apresentando proposta de intervenção social para os problemas abordados. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defender o seu ponto de vista.
