Com efeito, para John Locke, a sociedade e o governo têm uma espécie de contrato social que regula os direitos e deveres da população. Nesse sentido, há um claro rompimento desse contrato social, haja visto que não há atualmente medidas que ampliem o acesso a projetos de pesquisa em saúde por populações femininas, ou seja, o estado que deveria garantir a isonomia é o próprio algoz da emancipação feminina na produção científica. Desse modo, o resultado é óbvio: perpetuação do papel secundário da mulher no contexto da saúde.
Ainda, paralelamente ao problema da negligência, a constância da visão da mulher como única responsável pelas questões domésticas é mais um entrave na dedicação das mesmas na produção das ciências da saúde. Nesse sentido, é explícita a natureza verídica do pensamento de Immanuel Kant, que encara o homem como fruto de sua educação, visto que o pensamento machista reforça a dupla jornada de trabalho feminino e corrobora na exaustão da mesma. Dessa forma, mais uma vez sobra apenas uma alternativa para a mulher: submeter-se ao dobro do esforço para ser reconhecida.
Portanto, para reforçar e reconhecer a presença feminina na saúde, cabe ao MEC - ministério da educação- criar projetos para o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da saúde, com profissionais qualificados, voltado ao público feminino, em universidades públicas e privadas, visando fomentar a inserção das mesmas de maneira mais eficiente e, consequentemente, trazer protagonismo e reconhecimento nesse âmbito. Novamente, recai sobre o MEC, em parcerias com secretarias estaduais e municipais de educação, realizarem palestras para debater a dupla jornada de trabalho, em auditórios e escolas, com profissionais femininos qualificados, com o objetivo de desconstruir este tabu machista e dividir as tarefas do lar de maneira mais equitativa. Por fim, as amarras do papel coadjuvante, colocado compulsoriamente nas mulheres, ficaram finalmente esquecidos em Atenas
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.