Inicialmente, grande parte dos usuários da internet tem contato com redes sociais de alguma forma, mas o publico brasileiro aderiu a plataforma e lidera em relação ao tempo gasto em redes sociais. Como aponta pesquisa do jornal O Globo, o tempo gasto do brasileiro em redes sociais é de 60% maior que a média mundial, a frente de paises como Filipinas, Portugal e Argentina.
Dentre os atrativos que as redes sociais disponibilizam a seus usuários como se conectar com amigos, fazer novos amigos, promover eventos ou negócios e outros diversos, o brasileiro gasta cerca de 650 horas mensais em redes sociais, que é quase o dobro do tempo comparado a portais de notícias, como aponta matéria do site Tecmundo. Diante disso o uso descontrolado e obsessivo pode afetar o usuário de forma negativa, tornando-se vício e impactando o tempo que passa na plataforma assim como suas relações de trabalho, pessoais, familiares e até mesmo seu estado de saúde.
Sendo assim, apesar da importância das redes sociais para o publico brasileiro o uso demasiado de seu tempo é prejudicial ao usuário, e o mesmo deve ser conscientizado sobre os malefícios do uso compulsivo da plataforma, sejá campanhas de conscientização ou informações de como manter um balanço no uso da internet e redes sociais. Visando um equilibrio saúdavel e beneficiando a todos
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.