Por JCS
Tempo de Registro Quantidade de postagens Doações
#96642
O brasileiro cada vez mais vêm conseguindo acesso a internet e consequentemente tem se integrado com facilidade as opções que ela oferece. Dentre elas redes sociais são muito populares entre usuários que usam seu tempo livre, de lazer ou até mesmo durante o trabalho para acessa-las. Porém o uso constante de redes sociais pode causar malefícios a seu usuário.

Inicialmente, grande parte dos usuários da internet tem contato com redes sociais de alguma forma, mas o publico brasileiro aderiu a plataforma e lidera em relação ao tempo gasto em redes sociais. Como aponta pesquisa do jornal O Globo, o tempo gasto do brasileiro em redes sociais é de 60% maior que a média mundial, a frente de paises como Filipinas, Portugal e Argentina.

Dentre os atrativos que as redes sociais disponibilizam a seus usuários como se conectar com amigos, fazer novos amigos, promover eventos ou negócios e outros diversos, o brasileiro gasta cerca de 650 horas mensais em redes sociais, que é quase o dobro do tempo comparado a portais de notícias, como aponta matéria do site Tecmundo. Diante disso o uso descontrolado e obsessivo pode afetar o usuário de forma negativa, tornando-se vício e impactando o tempo que passa na plataforma assim como suas relações de trabalho, pessoais, familiares e até mesmo seu estado de saúde.

Sendo assim, apesar da importância das redes sociais para o publico brasileiro o uso demasiado de seu tempo é prejudicial ao usuário, e o mesmo deve ser conscientizado sobre os malefícios do uso compulsivo da plataforma, sejá campanhas de conscientização ou informações de como manter um balanço no uso da internet e redes sociais. Visando um equilibrio saúdavel e beneficiando a todos
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Por JCS
Tempo de Registro Quantidade de postagens Doações
#96643
Olá galera, atualmente estou estudando para o ENCCEJA, e esse é meu primeiro uso então peço desculpas caso esteja no local errado mas não encontrei nada especifico ao encceja. Essa é uma das primeiras redações que fiz após mais de 10 anos sem estudar nada, pois parei antes do ensino médio então a única noção que tenho é a que aprendi nas ultimas semana, estrutura de redação e etc que não sabia absolutamente nada sobre. Agradeço muito a quem puder avaliar.


@JoaoPedro72
@Fortes
@Anna1
@JoaoPedro72
@bylari
@Casey12
@geoca
@Gi69
@EuDavila
@Mylike
1
Por JCS
Tempo de Registro Quantidade de postagens Doações
#96781
Alguém ?
0
Por JCS
Tempo de Registro Quantidade de postagens Doações
#96985
Alguém?
0
Avatar do usuário
Por AprovaEnem10
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#97339
Olá, tudo bem? Tenho alguns pontos para destacar sobre sua redação.
Primeiramente, eu gostaria de mencionar que nós compreendemos todas as dificuldades que todo estudante encontra no caminho dos estudos. Sabemos que não é um caminho fácil, mas que com paciência e dedicação certamente os pilares do conhecimento serão solidificados.

Sobre a Redação: O seu texto apesar de apresentar pontos de vista, acaba se distanciando razoavelmente do modelo dissertativo-argumentativo no sentido de não apresentar uma tese bem definida acompanhada de argumentos concretos que são complementados por repertórios socioculturais.
A ausência desses elementos fazem com que seu texto se caracterize de forma semelhante ao texto expositivo, onde apenas dados de pesquisas são destacados sem aprofundamento.
Esses dados apesar de serem importantes para demonstrar seu posicionamento no desenvolvimento de argumentos, necessitam de complementos que, juntamente com o repertório, proporcionarão veracidade ao seu ponto de vista.
Fora isso, apesar de alguns desvios gramaticais também encontrados em sua redação, considero que você articula bem suas idéias mas não as estrutura de maneira correta.
É de suma importância que você compreenda melhor a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Com essa base fortalecida, com certeza sua redação se construirá de maneira mais clara, objetiva, e seguindo o padrão proposto pelos vestibulares.
1
Por JCS
Tempo de Registro Quantidade de postagens Doações
#97340
AprovaEnem10 escreveu:Olá, tudo bem? Tenho alguns pontos para destacar sobre sua redação.
Primeiramente, eu gostaria de mencionar que nós compreendemos todas as dificuldades que todo estudante encontra no caminho dos estudos. Sabemos que não é um caminho fácil, mas que com paciência e dedicação certamente os pilares do conhecimento serão solidificados.

Sobre a Redação: O seu texto apesar de apresentar pontos de vista, acaba se distanciando razoavelmente do modelo dissertativo-argumentativo no sentido de não apresentar uma tese bem definida acompanhada de argumentos concretos que são complementados por repertórios socioculturais.
A ausência desses elementos fazem com que seu texto se caracterize de forma semelhante ao texto expositivo, onde apenas dados de pesquisas são destacados sem aprofundamento.
Esses dados apesar de serem importantes para demonstrar seu posicionamento no desenvolvimento de argumentos, necessitam de complementos que, juntamente com o repertório, proporcionarão veracidade ao seu ponto de vista.
Fora isso, apesar de alguns desvios gramaticais também encontrados em sua redação, considero que você articula bem suas idéias mas não as estrutura de maneira correta.
É de suma importância que você compreenda melhor a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Com essa base fortalecida, com certeza sua redação se construirá de maneira mais clara, objetiva, e seguindo o padrão proposto pelos vestibulares.

Muito obrigado pela correção.

Apesar de saber como é a estrutura da redação realmente tenho dificuldade de construir ela, principalmente para demonstrar a tese como você disse. Eu tento usar as estatisticas dos textos de apoio para preencher os argumentos, mas tenho tentado cada vez mais me distanciar disso até por ficar com receio de ter o texto eliminado por copiar demais ou apresentar dados sem ter fonte por exemplo, não sei aonde é a linha que não se deve cruzar.

Mas estou praticando porem não esta fácil, mas com a sua correção em mente vou tentar corrigir esses erros na estrutura.

Novamente, muito obrigado pela ajuda.
1
Avatar do usuário
Por AprovaEnem10
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#97341
Eu te aconselho a pesquisar mais sobre como fazer o modelo dissertativo-argumentativo da redação no YouTube. Lá existem diversos vídeos de ótimos professores que ensinam passo a passo como fazer cada etapa e estruturar melhor seu texto. Recomendo também que você pesquise sobre modelos prontos de redação do Enem. Sabendo se adequar a esses modelos você conseguirá sintetizar melhor suas idéias e argumentos. Espero ter ajudado! ☺
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
120 Exibições
por Sele
0 Respostas 
95 Exibições
por dudakm
0 Respostas 
22 Exibições
por pedreca1
0 Respostas 
17 Exibições
por pedreca1
0 Respostas 
178 Exibições
por LucasAlencar
0 Respostas 
102 Exibições
por lene
0 Respostas 
44 Exibições
por Bibi0980
0 Respostas 
92 Exibições
por raquel236329
Você é dono do seu tempo?
por Katsmoking    - In: Outros temas
5 Respostas 
7619 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
592 Exibições
por keyla4445555
desigualdade de gênero

Segundo a Constituição Federal, prom[…]

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM