Em paralelo, o espaço virtual é algo fundamental para o convívio, sendo uma ferramenta necessária para nos comunicarmos e socializar, como o Facebook. Platão, em sua alegoria “O Mito da Caverna”, narra a situação de pessoas que vivem acorrentadas em uma caverna, temendo as sombras projetadas na parede por não terem acesso ao mundo real. Desta forma, é notável a semelhança entre a vivência com a realidade, os jovens são o alvo presente mais afetado, vivem numa “caverna”, tendo um impacto extremamente negativo espalhando ódio gratuito e influenciando o receptor da mensagem a enxergar com a mesma visão.
Ademais, os aplicativos são usados para bem e conhecimento próprio, geralmente utilizados para acompanhar notícias. A esse respeito, para o naturalista Lamarck, os indivíduos são fortemente influenciados pelo meio no qual estão inseridos. Desse modo, a criação do ambiente virtual em que todos os membros pensem da mesma forma, tornando as pessoas mais distantes, com outros pontos de vista, consequentemente considerando inaceitáveis, restringindo o acesso à diversidade de conteúdos. Assim, a total dependência nas redes sociais como fonte internacional, e falta de procura de notícias em outros veículos, como Jornal, contribui para o efeito bolha.
É urgente, portanto, que medidas sejam tomadas. Nesse sentido, as Escolas -responsável pela transformação social - devem ensinar os jovens desde o primeiro contato com a internet, com a intenção de conscientização, por meio de projetos pedagógicos como aulas, palestras e oficinas. Essa iniciativa terá finalidade de evitar fortes influências negativas em suas afetividades, como aconteceu com o jovem de “ O Dilema das Redes”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada