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Por Larissa2005
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#94501
No documentário "a última floresta", os povos yanomami, considerados os mais antigos, lutam para defender seu território que está constantemente ameaçado. É evidente a forma como a comunidade indígena é esteriotipada de maneira negativa por seus costumes não convencionais, e também sua falta de representatividade na sociedade, tem como consequência o apagamento graduativo dos mesmos e suas culturas.
É de conhecimento geral o fato de que o Brasil já estava habitado, e com sua cultura originada das tribos indígenas antes da chegada dos portugueses, porém para que os próprios estabelecessem domínio sobre as terras e pessoas, era necessário implantar seus próprios costumes. Desde então, foi enraizado em nossa sociedade de que os primitivos têm que ser vistos de maneira cética.
Além disso, foi gerada uma certa perda de identidade dessas comunidades, há casos não muito incomuns, onde nem o próprio indígena, ou o resto da população brasileira,sabe sobre suas origens, costumes ou o valor de seus antepassados na história. É dificultoso ter representatividade quando poucos se interessam ou importam com sua trajetória.
Em vista dos argumentos apresentados, é notável a problematização causada pelo excluso do indígena e seus hábitos. Sendo assim, é necessário incluir e representar mais esses povos, pois eles ficam em constante luta para conciliar seus costumes com as mudanças exigidas pelo demais para que possam fazer parte da sociedade. É de boa conduta que escolas ensinem mais sobre este lado da história, para que demos o devido respeito e visibilidade. Também é fundamental que o Estado disponibilize recursos para que os povos indígenas conheça seus direitos e para terem as mesmas oportunidades que os demais, sem que seja preciso debater com suas origens.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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