serviços mecânicos nas indústrias. No entanto, ao decorrer da Terceira
Revolução Industrial muitos trabalhos antes realizados pelos humanos estão
sendo substituídos por máquinas. Nesse contexto, é notório que com os
adventos tecnológicos os empregos estão se tornando mais escassos, além de
que há uma maior exigência no nível de qualificação, agravado com a falta de
oportunidade da sociedade se qualificar.
Dessa forma, é evidente que o nível competência no mercado de trabalho
aumentou, de modo que o corpo social precisa de um currículo mais vasto para
atender as demandas atuais. Sob esse viés, é válido salientar que com o
desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) diversas tarefas antes feitas por
pessoas foram e estão sendo substituídas por máquinas inteligentes. Com isso,
a coletividade que não se adequar a modernidade se tornará obsoleta e não
empregável para atuar nos novos trabalhos que estão surgindo. Assim, caso
nada seja feito para amenizar esse triste cenário os índices de desemprego
tenderam a aumentar nos próximos anos.
Nesse sentido, o diretor-geral da OIT, Guy Ryder afirmou que “Para milhões de
pessoas comuns, é cada vez mais difícil construir uma vida melhor graças ao
trabalho”. Diante disso, a falta de formação profissional e de educação de
qualidade acessível para a sociedade é um empecilho para combater o
desemprego. Visto que, não há como cumprir as exigências de emprego caso
não haja oportunidade de se profissionalizar, assim, conseguir uma vaga de
trabalho tornou-se uma tarefa quase inviável.
Portanto, é preciso que o Estado, em parceria com o Ministério da Educação
promovam a capacitação de pessoas mais competentes para inserção no
mercado de trabalho atual, por meio de cursos ofertados para os alunos de nível técnico, médio e superior, que serão realizados por instituições de ensino
federais, estaduais e municipais, assim, possibilitando o maior número de
pessoas preparadas para lidar com o cenário empregatício contemporâneo.
Ademais, as empresas privadas também devem criar iniciativas de preparação
técnica, cientifica e tecnológica para que a coletividade possa ser competente e
posteriormente empregada nos novos trabalhos do futuro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada