Sob essa análise, a lacuna representativa, contribui para a persistência desse entrave. Nessa perspectiva, segundo o filósofo John Lucke, "é dever do Estado garantir os direitos naturais necessários para o bem-estar da população". Contudo, a conjuntura atual vai de contrassenso ao pensamento do estudioso, dado que grande parcela da população considera a presença feminina inferior aos dos homens no mercado de trabalho, tornando a igualdade de gênero cada vez mais improvável. Dessa maneira, configura-se um contexto dolorosamente vigente, o que demanda urgentes intervenções.
Em paralelo, o contraste social, é mais um dos fatores que agravam o impasse. Afinal, como alertou o escritor Gilberto Dimenstein, na sua obra "O cidadão de papel", nem sempre as leis presentes nos documentos oficiais são cumpridas, estabelecendo-se, assim, a garantia apenas teórica dos direitos dos cidadãos. Tal como na obra, também é cruelmente presente no Brasil, visto que por serem mulheres são tratadas de forma desvalorizada e estereotipada, consideradas incapazes de atuar na área da ciência, realidade essa que intensifica a desigualdade social do país. Logo, a mudança que a nação tanto almeja é cada vez mais improvável, devido a uma "legislação apenas simbólica".
É evidente, portanto, que medidas são necessárias para minimizar a ausência feminina na ciência. Para isso, o Governo Federal, cuja função é manter a harmonia social, por meio do Ministério Público, devem organizar palestras em locais públicos que ressaltem o quanto a importância feminina é necessária na ciência, com o fito de atualizar a mentalidade social para que assim esse obstáculo seja revertido. Além disso, cabe a mídia, através das redes sociais, a exemplo do Instagram, Facebook e Twitter divulgaram tais ações, pois são plataformas de amplo alcance nacional. Dessa forma, será possível lidar da melhor maneira com essa crise, como foi postulado pela Organização das Nações Unidas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.