Na novela "Cheias de Charme" da TV Globo, temos três personagens femininas no papel principal que representam bem a importância desses direitos para a preservação da dignidade das mulheres que exercem trabalho doméstico. Percebe-se que o tratamento para com estas trabalhadoras é diferente das demais pessoas, geralmente com desdém. No Brasil moderno, este comportamento diante das mulheres, empregadas ou não, é de certa forma segregacionista e separitista. Isso ocorre devido à cultura antiga e fortemente preconceituosa imposta na sociedade.
Em "Barbie: O Filme" obra de Greta Gerwig, é abordado um lado diferente e ficcional onde a mulher ocupa cargos importantes e faz o papel principal da sociedade. O mundo distópico mostra os "Kens" como os esquecidos e menosprezados. Isso mostra o quanto a mulher é apagada da sociedade gerando essa desvalorização do papel dela.
A maioria da ocupaçao de cargos importantes em empresas é masculina, e em trabalhos em que a mulher ocupa o mesmo cargo do homem ela ganha menos. Fatos como estes são ocasionados pela forma que é imposta a imagem da mulher diante das familias brasileira, pela sociedade e mídia.
Entretanto a imagem de mulher muitas vezes passada pela mídia, de como ela é forte e deve ser respeitada não é totalmente verídica. O estado ajuda a passar essa imagem errada com cinismo e engana grande parte da população. Apesar de sua importância na estrutura familiar do país e do cuidado com a casa, vários direitos da mulher ainda são desrespeitados e esquecidos diante desta sociedade que prefere mascarar os problemas.
O governo brasileiro deveria tratar de forma respeitosa os fatos, e criar leis mais severas que garantam a preservação do valor deste tipo de trabalho e da mulher como é garantido na Constituição Federal de 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 60
Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.